Segue o passo a passo: 1- Realizar o cadastro através do "Formulário de Cadastro"; - Após preencher as informações e enviar o pedido, será encaminhado um link para o e-mail informado, para confirmação dos dados; - Ao confirmar os dados, será fornecido o Termo de Adesão, que deve ser assinado. A assinatura pode ser: a) de forma digital por meio do e-CPF (a homologação é automática, não precisa encaminhar o termo) ou b) por firma reconhecida ( encaminhar o termo pelos Correios ou via e-Protocolo para homologação).
2- Forma de envio e documentação: - Por e-Protocolo: Termo de Adesão e Responsabilidade para Utilização dos Serviços do ReceitaPR, devidamente preenchido, com reconhecimento de firma e digitalizado (frente e verso); A seguir segue o link do e-Protocolo: e-protocolo Neste caso, o prazo para homologação é de 2 dias úteis contados da distribuição do protocolo geral para a agência.
- Por Correios: Termo de Adesão e Responsabilidade para Utilização dos Serviços do ReceitaPR, com o reconhecimento de firma. No próprio termo consta o endereço para o qual o termo deve ser encaminhado. Se for enviado pelos Correios, o prazo de homologação é de até 5 dias úteis contados da data da postagem.
Aguardar e-mail informando se o pedido foi ou não homologado. O pedido pode ser acompanhado pelo serviço "acompanhe seu pedido" no menu lateral do Receita/PR.
No menu lateral do Portal SEFA/PR clique em "Receita/PR < Reimpressão do Termo de Adesão". Digite o CPF respectivo e o sistema permitirá a Reimpressão do Termo. A reimpressão só é possível dentro de 30 dias do registro do pedido no sistema.
No menu lateral do Portal SEFA/PR, clique em "Receita/PR - Esqueci a minha senha". Digite o CPF e o e-mail que foi cadastrado, e clique em continuar. O sistema enviará uma nova senha provisória para o e-mail cadastrado. Se preferir, você escolher por receber a nova senha provisória via SMS, bastando escolher esta opção durante a recuperação. Ao efetuar o novo acesso com a senha provisória, o sistema solicitará o cadastro de uma senha definitiva. Importante: A senha do Receita/PR distingue letras maiúsculas e minúsculas, portanto deve ser digitada da forma como foi cadastrada. Verifique, também, a situação da tecla "Caps Lock".
Em alguns casos, o e-mail do Receita/PR, por ser automático, é direcionado para a caixa de "SPAM" ou "Lixo Eletrônico". Verifique a sua caixa postal, utilizando o serviço de webmail (através do seu navegador) e procure o e-mail enviado por receitapr@sefa.pr.gov.br. Qualquer dúvida sobre esta pesquisa, busque informações junto ao suporte técnico do seu provedor de e- mails.
Lique para o SAC, que efetuará a exclusão do seu usuário e orientará para criação de um novo acesso. Os fones do SAC são 3200-5009 e 0800-041-1528.
Se porventura constar notificação pelo Domicílio Tributário Eletrônico - DT-e para o usuário, a exclusão será rejeitada pelo sistema. Neste caso, o requerente possui 2 opções:
1) adquirir um certificado digital e acessar o Receita/PR via certificado digital, bastando o conhecimento da senha do próprio certificado digital. Neste caso, após acessar o Receita/PR, orienta-se alterar o email no menu "Suporte ao Usuário" -> "Alteração de Dados do Usuário"
2) enviar, por protocolo digital, "Requerimento de Alteração de email" (com firma reconhecida) juntamente com cópia de um documento de identificação (não é necessário autenticar). O "Requerimento de Alteração de email" consiste em elaborar um requerimento solicitando a troca do e-mail no cadastro do Receita/PR contendo: a identificação do usuário (nome completo, CPF ou RG); o novo e-mail; endereço completo, com CEP e Número de celular com DDD.
O Requerimento pode ser enviado via e-protocolo ou entregue em qualquer Agência da Receita Estadual (neste caso, é necessário realizar agendamento prévio).