Os impostos estaduais - IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), o ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e as taxas estaduais - devem ser recolhidos por meio da Guia de Recolhimento de Tributos do Estado do Paraná (GR-PR). O recolhimento do ICMS também pode ser realizado por meio da Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais (GNRE).
As guias de recolhimento - GR-PR (Guia de Recolhimento de Tributos do Estado do Paraná) e GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) - podem ser emitidas diretamente no Portal de Pagamentos de Tributos do Paraná. Nesse portal, também estão disponíveis orientações sobre o pagamento de impostos e taxas. Acesse o Portal de Pagamentos de Tributos do Paraná através do link: https://arrecadacao.fazenda.pr.gov.br/
Ao emitir a GR-PR ou a GNRE, a página de geração da guia apresenta os campos obrigatórios para preenchimento. O sistema exibe os campos necessários de acordo com o código de receita informado. Em caso de inconsistências, o sistema indica o campo a ser preenchido ou alterado. Em caso de dúvidas o contribuinte poderá solicitar esclarecimentos, por meio dos Canais de Atendimento da Receita Estadual.
Após a emissão, a guia de recolhimento não pode ser alterada. Caso haja necessidade de correção, é necessário emitir uma nova guia com as informações corretas.
Sim, o pagamento via PIX está disponível somente na GR-PR. Nesta modalidade o pagamento pode ser feito a partir de qualquer instituição bancária autorizada pelo Banco Central, ou seja, não precisa utilizar um dos bancos credenciados.
Atualmente, para o recolhimento da GR-PR, os bancos credenciados para recebimento em canais tradicionais (como guichê ou internet banking) são: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Rendimento, Sicredi, Sicoob e Santander. Contudo, quando a GR-PR é paga por PIX, não há necessidade de que o contribuinte seja correntista de um dos bancos credenciados. O pagamento pode ser feito a partir de qualquer instituição bancária autorizada pelo Banco Central. Para o recolhimento da GNRE, os bancos credenciados são: Banco do Brasil, Bradesco, Itaú, Sicredi e Santander.
Não. A GR-PR deve ser paga até a data de validade que foi informada no momento do preenchimento. Se for o caso, o responsável poderá emitir nova GR-PR.
Como regra geral, os pagamentos são processados em até 24 horas. Se o débito permanecer pendente após este prazo, o interessado poderá: 1- Verificar se os dados preenchidos na guia de recolhimento estão corretos e correspondem ao débito que se pretendia quitar; 2- Confirmar com a instituição financeira se o pagamento foi processado corretamente; 3- Consultar o pagamento da GR-PR ou GNRE nos serviços que estão disponíveis no Portal de Pagamentos; 4- Ligar para o SAC que prestará informações sobre o pagamento e caso não haja identificação irá orientar para realizar um protocolo digital.